CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO

O Exercício como forma de transformação da saúde.

As ciências do exercício abrange Área de Conhecimento da Educação Física e de áreas afins (medicina, nutrição, fisioterapia…) na qual constam o Exercício e o Esporte como objetos de interesse acadêmico e de intervenção, englobando tanto os seus aspectos biológicos quanto os psico-socioculturais.

Se exercitar é um hábito que deverá ser definitivamente incorporado à vida de qualquer pessoa, o que acena com a perspectiva de que poderemos viver mais e melhor.

Incluir exercícios físicos como parte dos hábitos de vida saudável pode ser considerado um fato relativamente recente.

Devemos considerar que essa necessidade passou a existir na medida em que a evolução dos recursos tecnológicos, diretamente relacionados à vida moderna, causou um impacto

reduzindo sensivelmente o nível moradores dos grandes centros urbanos. O exercício físico passou a ser visto como um “remédio” necessário para evitar as doenças crônico-degenerativas associadas com o sedentarismo. Com essa necessidade, praticamente nasceu a “Ciência do exercício”.

...

O conhecimento científico sobre os benefícios do exercício passou a ser disseminado, e obrigou a praticamente todos os profissionais que trabalham nas áreas da saúde a se atualizarem sobre esta área de conhecimento.

Agora, cada vez mais este tipo de informação passa também a ser consumido pela população, e nos meios de comunicação proliferam-se matérias sobre os novos conhecimentos que a ciência produz.